Oi, gente! Como a maior parte das mensagens que recebo de clientes contém alguma dessas seis perguntas, resolvi compilar tudo neste post com o intuito de ajudar outros casais e famílias a tiraram suas dúvidas sobre a realização de um ensaio fotográfico – uma experiência deliciosa e ultra divertida! 🙂

Vamos lá!

1. Quanto tempo dura, em média, um ensaio?

De 1h30 a 2h, que é um período bacana e não cansa demais as crianças especialmente.

2. Onde fazer as fotos?

Sugiro sempre que a escolha do local tenha algum simbolismo, uma relação afetiva com o casal ou a família. Deve também ser um espaço onde as pessoas se sintam confortáveis, felizes. E nada mais natural: quanto mais familiar ele é, mais à vontade a pessoa se sente nele.

Pode ser outdoor – na praia, num parque ou jardim bonito, nas montanhas, na pracinha que frequentam com as crianças etc. – ou indoor – em casa, com referências pessoais, na escola ou faculdade onde o casal estudou e se conheceu, no lugar do primeiro “eu te amo” ou do pedido de casamento, no cinema onde rolou o primeiro beijo etc. O importante é fazer sentido daqui a 5, 10, 15 anos ao olhar para as fotos de novo. Se existe conexão, se o lugar faz o coração bater mais forte, as fotos ficarão muito mais bonitas, sem dúvida. O fotógrafo está ali para dirigir, claro, mas essa química facilita muito o nosso trabalho.

Se forem bem próximos (o ideal é que o tempo de deslocamento não ultrapasse 15 minutinhos), dá até para conciliar duas locações. Nesse caso, sugiro que pelo menos uma delas seja ao livre, para termos duas situações de luz e ambientes para explorar, ampliando assim as possibilidades.

Mila & Zeca-2

3. Que roupa devo usar?

Isso é super pessoa! Mas, para ajudar na escolha, sugiro sempre que sejam peças sobretudo confortáveis!

Se for ao ar livre, podem ser roupas claras, leves.  Para as mulheres, por exemplo, praia combina com saia longa, batas, vestidos fluidos, sandália baixa ou havaiana, além de trajes de banho (tanto faz maiô ou biquíni). A maquiagem pode ser bem suave. Olho preto esfumado, só para citar um exemplo de queridinho, pesa um pouco nessa situação. Apostar em tons mais neutros é a melhor opção! Lembrando que a escolha dos acessórios pode fazer diferença no look, imprimindo uma alegria toda especial. Brinco, colar, pulseira e/ou chapéu podem trazer um charme extra para as produções.

Para os homens, acho que a combinação de bermuda, camisa e havaiana é a melhor pedida se for na praia. Em locais fechados, pode ser legal ficar descalço (no caso de ser em casa) ou usar tênis daqueles mais baixinhos (tipo all star, adidas, de couro etc.). O casal pode pensar em uma combinação de cores e estampas que dialogue, para ficar ainda mais harmonioso.

Quanto menos datadas as roupas, fugindo um pouco do que está na moda e pode perder o sentido daqui a alguns anos, melhor. Apostem nos clássicos!

Para bebês e crianças, as dicas são as mesmas.

Podemos ter até duas produções por ensaio, especialmente se tivermos duas locações.

Ana & Will-22Ana & Will-2

4. O que devo levar para o ensaio?

Olha, aqui dá pra pirar! rs Só não vale ser um estresse a mais, perder muito tempo se preocupando em comprar ou arrumando as coisas na hora das fotos, porque aí quebra a regra número 1 do ensaio: ser uma experiência gostosa, divertida!

Para dar alguns exemplos: canga, toalha ou mantinha para sentar (essa é fácil e vale muito a pena ter!); quadro negro para escrever mensagens divertidas; objetos pessoais que tenham grande importância para o casal ou para a família; objetos/brinquedos das crianças (elas adoram!); bandeirolas; balão de gás (hoje em dia existem dezenas de formatos fofos!); cesta de piquenique com gostosuras; livros.

Para quem gosta de botar a mão na massa, essa é uma boa oportunidade para entrar no clima do “faça você mesmo”!

ensaio de familia 1 ano Nara-27

5. Qual é o melhor horário?

Eu acho o seguinte: se a pessoa gosta de acordar cedo, curtir a manhã e já está acostumada com esse esquema, recomendo o primeiro horário da manhã, tipo 8h/8h30, quando a luz ainda é bem suave. Para os que preferem dormir até mais tarde,  pode ser por volta das 16h/16h30 (no horário de verão) ou às 15h (no horário normal), quando o sol já está mais baixinho. Mas é importante deixar claro: isso não é uma regra! Dá certo fotografar ao meio-dia? Dá sim e fica lindo igualmente!

Para casais com crianças pequenas, vale ficar atento ao horário que elas estão mais bem humoradas e espertinhas. Pode ser ao acordar ou depois da soneca da tarde, quem sabe? Essa é a melhor hora pra elas!

Já no caso de ensaios em casa ou em qualquer outro lugar fechado, legal que seja no horário de maior incidência de luz no ambiente. A menos que seja algum lugar realmente fechado, onde não entre luz natural, tipo dentro de um cinema. Nesse caso, tanto faz a hora.

6. Quem pode participar do ensaio?

Recomendo que sejam até 5 pessoas, contando crianças, para não perdermos demais o foco. Claro, existem exceções, tipo ensaio de família completa, com várias gerações. Mas, normalmente, quem participa é o núcleo mais próximo da família. Bichos de estimação, aliás, são MUITO bem-vindos! ♥ Também vale uma “participação especial” da avó, do avô ou da madrinha, por exemplo.